domingo, 15 de julho de 2012

ARTISTA: CONSCIÊNCIA DE LIDERANÇA NA ADORAÇÃO

A Bíblia com frequência mostra artistas liderando a adoração do povo de Deus. Um exemplo marcante é o episódio narrado no capítulo 20 do Segundo Livro das Crônicas, quando o rei de Judá, Josafá, enfrenta seus inimigos pondo a frente do exército um grupo de músicos: "Aconselhou-se com o povo e ordenou cantores para o SENHOR, que, vestidos de ornamentos sagrados e marchando à frente do exército, louvassem a Deus, dizendo: Rendei graças ao SENHOR, porque a sua misericórdia dura para sempre. Tendo eles começado a cantar e a dar louvores, pôs o SENHOR emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os do monte Seir que vieram contra Judá, e foram desbaratados", 2Crônicas 20.21,22. Abaixo, representação do triunfo de Josafá sobre os amonitas e moabitas atribuída a Frans Boels (falecido em 1594).
Outro exemplo está registrado no Salomo.68.25: "Os cantores iam adiante, atrás, os tocadores de instrumentos de cordas, em meio às donzelas com adufes". Vemos cantores, instrumentistas e dançarinas (no contexto cultural do texto, as donzelas com adufes dançavam) liderando a adoração do povo de Deus. É comum pensar que apenas aquele irmão que chamamos de "dirigente de louvor" conduza o povo de Deus em sua adoração. Porém, todo artista que contribui para a adoração do povo de Deus é um condutor de adoração.Como diz o ministro de música e escritor Rory Noland: "Se você canta, toca, escreve, pinta, atua, dança, faz mixagem de som, projeta a letra das músicas ou é responsável pela iluminação, faz um solo ou canta no coral, dirige o louvo à frente do auditório ou trabalha "nos bastidores", saiba que a congregação segue sua liderança. Portanto, você é um líder de adoração - ou, para usar a expressão que muitos estão empregando hoje, você é um 'adorador líder' "[1] Sendo assim, nós que trabalhamos com arte na igreja, seja ela musical ou cênica, ou ainda na chamada "produção" dos bastidores (som, iluminação, maquiagem, etc.), damos um considerável contribuição à qualidade da adoração coletiva e individual do povo de Deus. Isso requer de nós consciência da importância do que fazemos, para que façamos o melhor espiritual e tecnicamente. 
 Notas 
[1] NOLAND, Rory. O Artista Adorador: Uma exposição da mente e do coração do artista. São Paulo: Editora vida, 2008, p.14.

Nenhum comentário:

Postar um comentário