domingo, 25 de outubro de 2020

origem pagã do teatro

A ORIGEM PAGÃ DO TEATRO É IMPEDIMENTO PARA SEU USO A SERVIÇO DO REINO DE DEUS?

Um comentário do internauta Leandro Dalla ao texto O Ministério de Teatro na Igreja postado no blog do Ministério de Artes Vida Nova do Projeto Vida Nova de Irajá, que é o mesmo que temos aqui no blog da EMART, nos leva mais uma vez a refletir sobre o uso do teatro na igreja. O cerne da crítica é que o teatro é de origem pagã e que não pode ser utilizado na obra de Deus, pois seria como pedir algo emprestado ao Diabo. Respondemos em réplica que o uso de alguma dádiva divina pelo paganismo, não inutiliza essa dádiva para o uso a Deus, dentre outras questões. Segue abaixo, o comentário e minha réplica:

Comentário de Leandro Dalla
É muito triste ler este tipo de artigo. Se o teatro tem uma origem nitidamente pagã e foi criado como um rito para adoração a deuses pagãos, o que podemos encontrar nele para usar para Deus? Pense, por favor, por um momento. Se o teatro foi criado para adoração de deuses pagãos, que tipo de deuses temos adorado hoje em nossas igrejas? É isso que Deus merece? Já está mais do que claro que este recurso não foi criado para adorar a Deus, então estejamos certos que não é aceito por Deus hoje, como nunca o foi. Por que precisamos pedir emprestado ao diabo uma ferramenta para trazer para Deus? Será que Ele aceita isso? Tirar um pouquinho da oferta dada aos ídolos e usar no altar de Deus?
Satanás criou e utiliza essa ferramenta para iludir homens, para emocionalizar as pessoas e destruir o racional, que é onde Deus fala (Romanos 12:1). Então, achamos essa estratégia interessante e trazemos para Deus. Que tipo de oferta é essa? O teatro foi rejeitado pelos judeus, não foi utilizado por Cristo (nosso modelo maior), não foi aceito pelos primeiros cristãos, foi rejeitado pela Igreja Católica devido à sua reminiscência pagã e agora nós somos mais espertos que todos estes, podemos trazer esse lixo para dentro da igreja que Deus vai aceitar, afinal estamos usando no trabalho de Deus. Mas cuidado com a forma como vc faz o trabalho de Deus (leia Mateus 7:22 e 23).
O teatro é tão incompatível com a obra de Deus como o foi desde sua criação. As gerações de cristãos que o rejeitaram sabiam o que estavam fazendo. E hoje nós estamos claramente afirmando que eles eram ignorantes, que rejeitaram uma coisa boa. Estamos colocando em dúvida as bases da nossa fé.
Que Deus nos faça refletir e que prestemos um culto exclusivamente para Ele, não tomando emprestado elementos do diabo, pois Deus não precisa disso.
Réplica de Joalsemar Araújo
Caro Leandro, obrigado por seu comentário, pois ajuda a aprofundar a reflexão bíblica e teológica sobre o uso das artes na igreja. No entanto, com a devida vênia, discordo de seus argumentos por faltar-lhes bases bíblicas e históricas. Senão vejamos:
Você afirma que o teatro não pode ser usado na igreja por que surgiu em adoração a deuses pagãos. Porém, o uso de alguma coisa nos cultos pagãos não invalida por si só o uso dessa coisa no culto a Deus. A circuncisão, o oferecimento de animais, o uso de tabernáculos, arcas sagradas e templos são anteriores a Abraão e aos judeus e foram usados pelos povos pagãos. Inicialmente, não foram criados para se adorar a Deus. No entanto, tudo isso foi usado no culto ao Deus único e verdadeiro. O Diabo não é criador nem dono de nada, “pois do Senhor é a terra e sua plenitude” (Salmo 24.1). O homem no seu livre-arbítrio, mas enganado pelo Inimigo, pode oferecer o uso dos dons e dádivas dados por Deus ao Diabo. Se tudo o que o paganismo usar for proibido aos filhos de Deus não poderemos fazer muito coisa e teremos que voltar à Idade da Pedra, pois não poderemos utilizar facas, pois essas são usadas em rituais pagãos; não poderemos criar e comer certos animais, pois ainda hoje eles são oferecidos aos falsos deuses, etc. Seguindo o seu raciocínio, não poderemos usar rádio, TV, internet, livros, pois esses veículos de comunicação também são usados para propagar paganismo, pornografia, pedofilia, ateísmo…

Aliás, o Apóstolo Paulo usou de textos pagãos para pregar o Evangelho e para edificar a Igreja:
Atos 17.28: “Pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como alguns dos vossos poetas têm dito: Porque dele também somos geração.” Paulo cita aqui versos da obra Fenômenos de Arato, poeta da Cilícia, terra na qual Paulo fora criado. O poema afirma que todas as coisas devem sua existência a Zeus, deus máximo do panteão grego. Mesmo assim, o judeu, cristão, apóstolo de Cristo Paulo usa esses versos como ponto de contato para contextualizar a mensagem de Deus.

1 Coríntios 15.33b: “ As más conversações corrompem os bons costumes.” São versos do poeta Menandro, autor grego e pagão de textos teatrais. Veja o Apóstolo Paulo usando o teatro para ensinar.

Tito 1.12 “Foi mesmo, dentre eles, um seu profeta, que disse: Cretenses, sempre mentirosos, feras terríveis, ventres preguiçosos”. Paulo cita Epimênedes de Cnossos, poeta pagão de Creta.

Em Atos 17.23 Paulo toma por referência um altar pagão para anunciar o Deus verdadeiro.
Paulo não está pedindo nada emprestado ao Diabo, pois esse não é dono de nada. Paulo está usando o princípio da contextualização a qual ele explica muito bem em 1Coríntios 9.19-23:
Porque, sendo livre de todos, fiz-me escravo de todos, a fim de ganhar o maior número possível. Procedi, para com os judeus, como judeu, a fim de ganhar os judeus; para os que vivem sob o regime da lei, como se eu mesmo assim vivesse, para ganhar os que vivem debaixo da lei, embora não esteja eu debaixo da lei. Aos sem lei, como se eu mesmo o fosse, não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo, para ganhar os que vivem fora do regime da lei. Fiz-me fraco para com os fracos, com o fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para com todos, com o fim de, por todos os modos, salvar alguns. Tudo faço por causa do evangelho, com o fim de me tornar cooperador com ele.”

O texto de Romanos 12.1 por você citado só confirma que devemos usar o teatro a serviço de Deus, pois o texto diz que o culto racional é oferecer nossos corpos a Deus. E é isso que o teatro cristão faz. “Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança” (Tiago 1.17). Portanto usemos o dom artístico a serviço do Evangelho: “Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus” (1 Pedro 4.10).

Quando você afirma que o teatro foi rejeitado pelos judeus esquece que o que os judeus rejeitaram foi o uso pagão do teatro, pois os profetas, em especial Ezequiel e Jeremias, usavam a dramaturgia para apresentar a palavra de Deus aos homens. E é neles que o teatro cristão se inspira bem como nos rituais levíticos que eram dramatizações das verdades espirituais da redenção e perdão dos pecados. Leia as referências no texto que você comentou. Além disso, os judeus ao longo dos séculos foram utilizando o teatro principalmente a partir da festa do Purim encontrando seu maior desenvolvimento a partir da Idade Média em diante.

Quanto a Jesus Cristo, nosso modelo, ele interpretou o papel de um escravo em João 13.1-17 mostrar como devemos servir uns aos outros. Não bastou a Jesus falar; ele teve que teatralizar seu ensino. Jesus usou das parábolas, as quais evocam imagens na mente, o é um dos princípios do teatro: o uso da imagem cênica para transmitir uma mensagem.

Por isso é destituída de base sua afirmação de que o teatro é incompatível com a obra de Deus. Pelo contrário, além da Bíblia que fundamento o uso do teatro, nos onze anos em que atuo com teatro na igreja vi Deus realizar coisas tremendas na vida de pessoas, principalmente se converterem ao Senhor Jesus que é o maior milagre de todos.

Você afirma que a Igreja Católica rejeitou o teatro, mas essa sua afirmação não tem base histórica. O teatro foi largamente usado pela Igreja Católica desde a Idade Média e nos dias de hoje para propagar suas doutrinas. Um conhecimento básico da história do Brasil verifica que os jesuítas usaram largamente o teatro para divulgar o catolicismo. O uso do teatro para propagar a fé e ensiná-la, não é nenhuma novidade moderna, pois desde a antiguidade o povo de Deus usou da dramatização para fazer a obra do Senhor.

Portanto sua argumentação não tem base bíblica nem histórica. Os judeus usaram a dramatização, os católicos também, e o fato do teatro moderno ter se originado no paganismo não proíbe seu uso, pois o uso errado de algo, não proíbe o uso certo como comprova a Bíblia.
TEXTO publicado originalmente no Blog do MAVIN: http://www.projetovidanova.com.br/blog/mavin/?p=54

Nenhum comentário:

Postar um comentário