quarta-feira, 11 de julho de 2012

O QUE É ARTE?

A arte [1] é o produto ou processo de deliberadamente organizar itens (muitas vezes com significado simbólico) de uma forma que influencia e afeta um ou mais dos sentidos, emoções e intelecto. Ela abrange uma ampla gama de atividades humanas, criações, e modos de expressão, incluindo a música, literatura, cinema, fotografia, escultura e pintura. O significado da arte é explorado em um ramo da filosofia conhecido como a Estética, e até disciplinas como História e Psicologia analisam sua relação com os seres humanos e suas gerações. Tradicionalmente, o termo ‘arte’ foi utilizado para se referir a qualquer perícia ou maestria. Assim dizemos: a arte de amar, a arte de cozinhar, a arte da guerra, etc. Esta concepção mudou durante o período romântico (final do século XVIII), quando a arte passou a ser vista como uma faculdade especial da mente humana para ser classificada entre outras como a religião e ciência. Geralmente, a arte é feita com a intenção de estimular pensamentos e emoções.
O pensador cristão Francis A. Schaeffer (1912-1984) afirma em A Arte e a Bíblia que a arte é inerente à criatividade humana, portanto, é próprio e natural do ser humano fazer arte. Acima, no sentido horário a partir da esquerda: Um auto-retrato do pintor holandês Vincent van Gogh (1853-1890), uma estátua da tribo africana Chokwe, um detalhe do quadro Nascimento de Vênus do italiano Sandro Botticelli (1445-1510) e um leão shisa japonês [2]. A arte é uma manifestação da natureza humana em todas as épocas, povos e lugares.

Qual é o valor da Arte? 
Richard Wollheim
O filósofo Richard Wollheim (1923-2003) distingue três abordagens para a avaliação do valor estético da arte: 
1) A realista, em que a qualidade estética é um valor absoluto, independente de qualquer ponto de vista humano; 
2) A objetivista, pela qual também é um valor absoluto, mas é dependente da experiência humana em geral; 
3) A posição relativista, na qual a arte não tem um valor absoluto, mas depende da a experiência humana dos seres humanos diferentes e varia de acordo com ela. 
Aristóteles
Um objeto pode ser caracterizado pelas intenções, ou a falta delas, do seu criador, independentemente de sua propósito aparente. Uma xícara, que aparentemente pode ser usada como um recipiente, pode ser considerada arte se destina-se unicamente como ornamento, enquanto que uma pintura pode ser considerado arte, ainda que produzida em série. Em sua obra The Art and its Objects, a natureza da arte tem sido descrita por Wollheim como um dos mais elusivos problemas tradicionais da cultura humana. A arte tem sido definida como um veículo para a expressão ou a comunicação de emoções e idéias, um meio para explorar e apreciar os elementos formais por seu próprio fim, e como mimesis ou representação. O célebre escritor russo Leão Tolstói (1828-1910) identificou a arte como a utilização de meios indiretos para uma pessoa se comunicar com outra. O crítico e filósofo italiano Benedetto Croce (1866-1952) e o filósofo e historiador britânico R. G. Collingwood (1889-1943) concebiam a visão idealista de que a arte exprime emoções, e que a obra de arte, portanto, essencialmente existe na mente do criador. A teoria da arte como forma tem suas raízes na filosofia de Immanuel Kant (1724-1804), e foi desenvolvida no início do século XX pelos críticos ingleses Roger Fry (1866-1934) e Clive Bell (1881-1964). A arte como mimesis ou representação tem raízes profundas na filosofia de Aristóteles (384-322 a.C.). Mais recentemente, pensadores influenciados por Martin Heidegger (1889-1976) interpretaram a arte como o meio pelo qual uma comunidade se desenvolve por si só; um meio de auto-expressão e interpretação. Francis A. Schaeffer em seu já citado A Arte e a Bíblia advoga que a obra de arte tem valor em si mesma, pois é fruto da criatividade humana. Embora o resultado dessa criatividade deva ser criticamente avaliado, podendo até ser rejeitado, a criatividade em si é algo bom, reflexo da imagem de Deus no ser humano.

O Que é Arte?
Theodor Adorno
 A Enciclopédia Britânica Online define a arte como "o uso da habilidade e da imaginação na criação de objetos estéticos, ambientes ou experiências que podem ser compartilhados com outras pessoas." Por esta definição da palavra, as obras artísticas têm existido por quase tanto tempo quanto a humanidade: desde a primeva arte pré-histórica até a arte contemporânea; no entanto, algumas teorias restringem o conceito às modernas sociedades ocidentais. O filósofo e musicólogo Theodor W. Adorno (1903-1969) afirmou na obra Teoria Estética (1970) que um fato certo é que nada do que diz respeito a arte pode ser tido como certo: nem a própria arte, nem arte em relação ao todo, nem sequer o direito da arte de existir. O sentido mais amplo e antes de arte é aquele que tem permanecido mais próximo à antiga acepção latina (ars) que indica a arte como a "habilidade" ou "técnica". Alguns exemplos onde este significado é testemunhado amplamente estão nas palavras: artefato, artificial, artifício, artesão, artesanato e nas expressões artes médicas, artes militares, artes ninjas, etc. que presumem primeiramente o domínio de habilidades específicas antes que a estética. No entanto, existem muitos outros usos coloquiais da palavra arte, todos com alguma relação com a sua etimologia. Então, inicialmente, pode-se definir a arte como domínio e expressão técnica em qualquer campo de atividade ou conhecimento.
Estátua de bronze de um pugilista descansando 
(seculo III d.C.): O pugilismo ("boxe") é uma arte?
O segundo e mais recente sentido da palavra arte é um termo abreviativo para arte criativa ou belas artes. Belas artes significam que uma habilidade está sendo usada para expressar a criatividade do artista ou tocar significativamente as sensibilidades estéticas do público, ou ainda para chamar a atenção do público para considerar as coisas belas. Muitas vezes, se a habilidade está sendo usada em uma maneira comum ou prática, as pessoas vão considerá-lo um ofício ao invés de arte. Da mesma forma, se a habilidade está sendo usada em uma forma comercial ou industrial, será considerada como arte comercial, em vez de arte. Por outro lado, o artesanato e o design, por vezes são considerados artes aplicadas. Alguns críticos de arte têm argumentado que a diferença entre arte e arte aplicada tem mais a ver com juízos de valor feitos sobre a arte do que qualquer definição clara e prática de diferença. No entanto, mesmo a bela arte, muitas vezes tem objetivos para além da pura criatividade e auto-expressão. O propósito das obras de arte pode ser para comunicar idéias, tais como as artes motivadas espiritual, filosófica ou politicamente; ou ainda para criar um senso de beleza; para explorar a natureza da percepção, por prazer, ou para gerar fortes emoções. O objetivo também pode ser aparentemente inexistente.
Vaso do século XX de Ruanda, África:
 Trabalhos artísticos podem ter funções práticas, além de seu valor decorativo.
A palavra arte pode descrever várias coisas: um estudo da habilidade criativa, um processo do uso da habilidade criativa, um produto da habilidade criativa, ou a experiência do público com a habilidade criativa. As artes criativas (arte como disciplina) são um conjunto de disciplinas (artes) que produzem obras de arte (arte como objetos) que são compelidas por uma direção pessoal (a arte como atividade) e ecoam ou refletem uma mensagem, humor ou o simbolismo para o espectador interpretar (a arte como experiência). Obras de arte podem ser definidas por propósitos, interpretações criativas ilimitadas de conceitos ou idéias, a fim de comunicar algo para outra pessoa. Obras de arte podem ser feitas explicitamente para esse fim ou interpretadas com base em imagens ou objetos. A arte é algo que estimula no indivíduo pensamentos, emoções, crenças ou idéias através dos sentidos. É também uma expressão de uma idéia e pode assumir muitas formas diferentes e servem para muitos propósitos diferentes. Embora a aplicação do conhecimento científico para derivar uma nova teoria científica envolva habilidade e resulte na "criação" de algo novo, isso representa apenas a Ciência e não é classificado como Arte. 

 O Que é Arte Afinal? 
Do acima dissertado, podemos definir a arte como a alma humana em atividade técnica para criar e expressar o belo, o bom e o útil. A definição do que é belo, útil e bom vai variar não só de povo para povo, de cultura para cultura, mas de indivíduo para indivíduo. Independente dos gostos e critérios, a criatividade humana para o belo, o bom e o útil é a essência do que é arte. 

 NOTAS 
[1] A maior parte do presente texto é tradução e adaptação do artigo Art da versão inglesa da Wikipédia, a enciclopédia livre http://en.wikipedia.org/wiki/Art. 
[2] Shisa: "um leão ou dragão de origem chinesa, usado como um amuleto ou carranca, na província de Okinawa, ao extremo sul do Japão." Ver: http://pt.wikipedia.org/wiki/Shisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário